Controle de risco – Adequação de desmontes de rocha aos níveis e limites estabelecidos pela norma da ABNT. Deposição controlada do material estéril. Reabilitação seqüencial das áreas afetadas. Plano de fogo dimensionados para evitar ultralançamentos, vibrações e ruídos. Utilização de explosivo de média velocidade e retardos. Utilização de rompedor hidráulico para se evitar o fogo secundário. Horário de detonação definido previamente e comunicado a comunidade vizinha.
Controle de erosão – Implantação de uma rede de drenagem contornando vias de acesso e áreas periféricas do empreendimento, que converge para um sistema de retenção de sólidos com filtro separador. Tanto na área de produção como nas vias de acesso e transito interno foram construídas canaletas de concreto e redutores de velocidade da água para controle e direcionamento das drenagens. Os taludes foram retrabalhados, reduzindo sua inclinação, facilitando o processo de revegetação feito pelo moderno processo de hidrossemeadura.
Controle de poluição atmosférica – Instalação de aspersores junto as correias transportadoras, britador e rebritadores para retenção de poeira. Uso de bicas com revestimento nas descargas do material fino, responsável por grande parte do material particulado.
Reposição paisagística e florestal – Quando começou a operar no local, a Pedreiras Bahia iniciou a reposição paisagística e florestal de toda a área. No plantio, foram adotadas técnicas apropriada de correção e adubação de solo, com criteriosa seleção de mudas, sementes, controle e inibição de agentes nocivos ao desenvolvimento das plantas. As ações são executadas buscando dar suporte ao restabelecimento natural da vegetação. A recomposição paisagística abrange vários locais próximo da lavra, instalação de britagem, oficinas, e vias de acesso. Nas bancadas já exploradas, as bermas são recobertas com solo e a revegetação é feita com uso de arbustos e espécies forrageiras.
Nos bota-foras, os vazios foram preenchidos com material terroso e no topo foram plantadas espécies arbóreas e nos flancos vegetação por meio de hidrosemeadura. Para melhorar o aspecto visual, as cristas das bancadas mais íngremes são desmontadas controladamente com o uso de explosivos, eliminando as linhas retas que contrastam com o ambiente natural.
Horto florestal – Devida a dificuldade de obter as mudas de espécie nativa da região em quantidade necessária ao projeto de reabilitação paisagística e florestal, implantamos um horto próprio na área da empresa. Contratamos para isso assessoria técnica a fim de desenvolver o projeto, mantendo funcionários para cuidar exclusivamente do horto produção das mudas e seu plantio nas áreas a serem recuperadas.
Destinação de Resíduos Sólidos – Através do seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, realiza o monitoramento e controle dos resíduos gerados em suas atividades, garantindo o descarte de forma responsável com redução dos danos ambientais, contando com apoio de parceiros – empresas capacitadas e licenciadas por órgãos ambientais para realizar coleta, transporte e dar destino final aos resíduos conforme as suas classificações e normas de gerenciamento.
A área de recursos humanos das PEDREIRAS BAHIA desempenha um papel fundamental na busca de qualificação do seu quadro de pessoal, capacitando-o para que haja uma identidade com valores da empresa que tem como meta a excelência, promovendo a participação, o dialogo e o trabalho em equipe. Incentivando a criatividade e iniciativa, assegurando o aperfeiçoamento contínuo dos resultados.
A empresa mantém um programa anual de treinamento de seus funcionários e comunidades vizinhas, incluindo:
- Educação Ambiental;
- Segurança do Trabalho;
- Saúde e Higiene.